top of page
Nunes da Fonseca Roberto
            Director Executivo 
Samuel Orlando Sitoe
    Presidente da Assembleia Geral 

A AJAPEMA é associação independente, não governamental e sem fins lucrativos; formada por jovens profissionais que albergam a cadeia de valor do agronegócio prestigiada na Produção, Comercialização, Assistência Técnica e Consutoria Agrária.

​A agricultura é a base de desenvolvimento no país, sendo praticada por quase 70% da população, mas a produção nos seus campos têm sido muito deficiente. Esta deficiência deve-se a vários factores, como é o caso do baixo nível de escolaridade, baixa renda per capita, pouco investimento em tecnologia de produção entre outros factores (MINAG, 2011).
Estes aspectos constituem desafios para o desenvolvimento da agricutura moçambicana. Observado o desafio enfretado pelos agricultores rurais, concluiu-se que os pontos primordiais na produção agrícola como a aplicação de técnicas de producao de uma cultura (preparação do solo, montagem de sistema rega, escolha da variedade, formas de propagação da semente e amanhos culturais) para obtenção de rendimento potencial de uma cultura implementada numa certa unidade de produção é necessário desenvolver as competências do produtor e dota-lo de técnicas de produção eficientes e eficazes convista a aumentar a produção e a produtvidade, melhorando o modos vivendu do agricultor. Os desafios da agricultura moçambicana não passam despercebidos por um grupo de jovens recem formados em diversas áreas do agronegócio (2 Agronomia, 2 Economia Agrária, 4 Extensão e Fomento Agrário, 2 Desenvolvimento Rural). Dai que, cria-se AJAPEMA (Associação de Jovens Agro-Pecuarios de Maputo) com a expetativa primordial é de melhorar a economia rural através da disseminação de técnicas de produção e comercialização de produtos agrários aos pequenos e médios produtores

SOBRE

Samuel Orlando sitoe é natural de Chókwe. Estudou o nivel basico de Agro-pecuária no Insistituto Agrário de Chokwe. Em 2016 completou o nível médio Instituto Agrário de Boane, tendo feito a especialidade em  Extensão Rural.

Nunes da Fonseca Roberto é natural de Inhambane. Estudou Desenvolvimento Rural, Economia Agrária e Extensão Rural na Universidade São Tomás de Moçambique e especializou-se em Economia Agrária. Durante a sua formação teve o previlégio de estagiar na Universidade Estadual de São Paulo, desenvolvendo actividades relacionadas com Tecnologia, Maneio e Pós-Colheita no Campus de Botucatu.

bottom of page